31/01/2011

Espiritualidade sem Cristo

Mensagem da Vigília do dia 28/01/11

Por Pr. Deferson Feitosa - Local IEQ. Regina

Lucas 9:28-45

“E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar. E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente. E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias,

Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém. E Pedro e os que estavam com ele estavam carregados de sono; e, quando despertaram, viram a sua glória e aqueles dois homens que estavam com ele.

E aconteceu que, quando aqueles se apartaram dele, disse Pedro a Jesus: Mestre, bom é que nós estejamos aqui, e façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés, e uma para Elias, não sabendo o que dizia. E, dizendo ele isto, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e, entrando eles na nuvem, temeram. E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a ele ouvi. E, tendo soado aquela voz, Jesus foi achado só; e eles calaram-se, e por aqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto. E aconteceu, no dia seguinte, que, descendo eles do monte, lhes saiu ao encontro uma grande multidão; E eis que um homem da multidão clamou, dizendo: Mestre, peço-te que olhes para meu filho, porque é o único que eu tenho.

Eis que um espírito o toma e de repente clama, e o despedaça até espumar; e só o larga depois de o ter quebrantado.E roguei aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.

E Jesus, respondendo, disse: O geração incrédula e perversa! até quando estarei ainda convosco e vos sofrerei? Traze-me aqui o teu filho.

E, quando vinha chegando, o demônio o derrubou e convulsionou; porém, Jesus repreendeu o espírito imundo, e curou o menino, e o entregou a seu pai.

E todos pasmavam da majestade de Deus. E, maravilhando-se todos de todas as coisas que Jesus fazia, disse aos seus discípulos: Ponde vós estas palavras em vossos ouvidos, porque o Filho do homem será entregue nas mãos dos homens.

Mas eles não entendiam esta palavra, que lhes era encoberta, para que a não compreendessem; e temiam interrogá-lo acerca desta palavra. E suscitou-se entre eles uma discussão sobre qual deles seria o maior. Mas Jesus, vendo o pensamento de seus corações, tomou um menino, pô-lo junto a si,

E disse-lhes: Qualquer que receber este menino em meu nome, recebe-me a mim; e qualquer que me receber a mim, recebe o que me enviou; porque aquele que entre vós todos for o menor, esse mesmo é grande”.

No evangelho de Lucas 9:28-45 como lemos acima, apresenta a experiência de Jesus subindo o Monte da Transfiguração com o propósito de orar. Levou Pedro, Tiago e João enquanto os outros nove discípulos ficaram no pé do Monte “vale”.

É incrível podermos ver que os discípulos que subiram o monte com Jesus quantos os que ficaram no vale não oraram. Os que subiram entregaram-se ao sono e os que ficaram no vale travaram um infrutífera discussão com os escribas.

Podemos ver nesse situação dois tipo de espiritualidade, ambas fora de foco de Cristo

1 – A espiritualidade do monte, os discípulos estavam sem entendimento. Pedro, Tiago e João subiram o monte com Jesus, mas não oraram como Jesus nem com Jesus. Ao contrario, eles dormiram. Eles viram o sobrenatural: Moisés e Elias glorificados , Jesus transfigurado em Glória, eles pisaram o terreno do sobrenatural, mas estavam desprovidos de entendimento. Ao mesmo tempo que viam coisas maravilhosas, suas mentes estavam vazias de discernimento. Eles não discerniram a missão e a visão de pessoa de Jesus.

A ausência de oração roubou-lhes o discernimento e essa falta de discernimento os levou a ficar com medo de Deus, em vez de se deleitarem em Deus.

Há muitos em nossas igrejas que estão buscando coisas sobrenaturais, mas estão sem percepção espiritual, correm atrás de milagres mas não discernem as verdades de uma fé cristã. Estão fora da espiritualidade de Cristo, fora da missão e visão de Cristo que produz sono e não intimidade com Deus.

2 – A espiritualidade do Vale, a discussão sem poder. Os nove discípulos que ficaram no pé do monte também não oraram, ao contrario, eles se envolveram numa discussão com os escribas, você poderá ver mais detalhes em Marcos 9:14. Nesse período, um pai estava aflito com seu filho endemoninhado chama a esses discípulos para socorrer seu filho, mas os discípulos não puderam. Eles estavam desprovidos de poder. A espiritualidade do momento era espiritualidade de discussão sem poder, em vez de orar e jejuar, eles discutiram. Em vez de fazer a obra de Deus, eles discutiram acerca da obra. Em vez de manterem-se fiéis à sua vocação, perderam o foco do ministério numa vã discussão com os opositores de Jesus, enquanto os discípulos discutiam o diabo estava agindo.

Quantas vezes vemos em nossas igrejas os irmãos com papos furados, conversas vãs sem foco nenhum somente falando nada com nada, muitas brincadeiras sem sentido que não causam crescimento e nem união entre os irmãos, pois é, quando estamos vazios ou desatentos o que fica mais visível em nós é as coisas carnais que todos fazem, mas lembre-se a partir do momento que estamos em Cristo não somos mais como todos nem vaso de desronra, somos vasos de honra por isso precisamos ter a postura de Cristo.

Deus nos chamou para buscarmos com todas as forças da nossa alma. Oração procede ação.

“Nossa maior prioridade não é fazer a obra de Deus, mas ter intimidade com o Deus da obra”. Muitas vezes deixamos de orar e de trabalhar porque estamos envolvidos em discussões intermináveis infrutíferas.

Discutimos muito e trabalhamos pouco, fazemos muito barulho com nossas palavras, mas produzimos pouco com nossas mãos.

Pare para meditar, Jesus é nosso modelo. Ele demonstrou três atitudes que corrigem o foco da espiritualidade. Sua espiritualidade foi conhecida por todos por Oração, Obediência e Poder.

É tempo de alinharmos nossa vida espiritual pelo foco de Jesus!!!

Analise sua vida, reveja suas brincadeiras e bate papos, sua postura perante aos irmãos da igreja e aos amigos que não conhecem Jesus, em tudo que fazemos Deus quer sejamos referencial em atitudes e compromissos. Não perca tempo com coisas que não são segundo o coração de Cristo.

Por Pr. Deferson Feitosa
IEQ. Regina - Pirituba - SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frases

“Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência, assim, não é um ato, mas um hábito.” "Os negócios são como uma bicicleta. Ou você continua em movimento, ou cai." Frank Lloyd Wright "A Fé honra a Deus e Deus honra a Fé" Autor Desconhecido "Ministério não é só confortar os aflitos; é também afligir os que se acham confortáveis". - Don Hustad