23/05/2012

Jefté. Um exemplo de que Deus exalta aqueles que são desprezados


Um homem, filho de prostituta, que conheceu o desprezo do mundo nos primeiros dias de vida, esta é a história de Jefté (Leia Juizes, capítulo 11).
Os seus irmãos por parte de pai o expulsaram de casa, pelo fato dele ser filho de uma mulher prostitua foi excluído do circulo familiar. Como havia sido desprezado, Jefté foi morar em uma Região chamada Tobe, e lá cresceu em presença de homens ímpios e inconsequentes. O fato de Jefté morar em um lugar, onde a impiedade reinava, onde a imprudência liderava o coração dos habitantes, não fez com que Jefté também se tornasse um homem insensato.
A vida não foi fácil para Jefté, humilhado, desprezado pela própria família, aprendeu a trabalhar cedo, e a guerrear pela vida, se tornou um homem valente e destemino, pois “as pancadas da vida” haviam lhe ensinado a ser homem. Os filhos de Amon, os Amonitas, declararam guerra aos Israelitas, porém, Israel estava sem um líder de guerra, ninguém ousaria liderar aquele exército, pois a responsabilidade era tamanha, que durante muito tempo Israel ficou sem um Juiz para liderar o povo.
O nome Jefté, na tradução hebraica significa “Deus Abre”, e esta palavra irá se cumprir na vida de Jefté. Deus irá abrir para ele, uma porta que talvez nem ele mesmo acreditava ser possível. Deus irá colocá-lo como Juiz sobre a terra de onde outrora ele havia sido humilhado e expulso, sim, Jefté foi instituído como Juiz em Israel.
As lutas que Jefté enfrentou em terras estranhas, serviram de experiência para que este fosse um homem de guerra valente, Israel precisou de Jefté porque este era homem de valor, um homem que sabia lidar com as dificuldades. As vezes o Senhor permite que passemos por certas aflições, certas dificuldades, para que venhamos a ser pessoas maduras, pessoas de guerra, pessoas de garra, de fé, como Jefté. Eu coloquei uma imagem de uma formiga suportando a força de um dedo, porque era assim que Jefté se sentia, eu acredito.
Já pensou se isso acontecesse com você? Deus te colocar como autoridade em um lugar onde todos te humilharam, isso seria fantástico. Na verdade isso pode acontecer, já aconteceu comigo (risos), Deus abre portas onde um dia fecharam portas para você! Porém é necessário observarmos alguns pontos interessantes, que eu acredito ter contribuído muito para que Deus virasse a vida de Jefté.
1° Deus viu que Jefté se manteve fiel, mesmo estando em uma situação revoltante, ele se manteve fiel em um lugar onde só havia corrupção.
Há pessoas que pensam que tem o direito de se corromper só porque tudo está dando errado, porque foi humilhado (a), chegam até a dizer: Já que Deus não resolveu e eu ainda saí no prejuízo, agora vou resolver do meu jeito. Jefté não fez isso, ele se manteve íntegro, mesmo em meio a tantas injustiças realizadas por homens.
2° Jefté não foi orgulhoso.
Certas pessoas, se forem chamadas a voltarem para o local onde elas foram humilhadas, certamente dirão: Não, eu fui humilhado (a), não quero nem olhar na cara deste povo. Isso é preocupante, porque enquanto houver mágoa, ressentimentos, certamente o Senhor não abençoará. Deus sabe que se entregar autoridade à uma pessoa cheia de mágoas, ela agirá de forma a se vingar daqueles que um dia pisaram nela, e não é este o propósito do Senhor. Definitivamente Deus não faz rancorosos reinarem em nenhuma hipótese.
Quando novo, Jefté saiu chorando, agora ele estava sendo conclamado Juiz de Israel. Deus pode fazer isso na sua vida meu querido, minha querida tome posse disso, esta palavra é fiel e verdadeira. Não crie rancor no teu coração, pessoas podem te humilhar, podem pisar em você, mas eu te garanto, que se você manter o seu coração fiel ao Senhor, cumprir o propósito de Deus na sua vida, eu sei, que no mesmo lugar onde te humilharam, Deus irá te exaltar em nome do Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frases

“Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência, assim, não é um ato, mas um hábito.” "Os negócios são como uma bicicleta. Ou você continua em movimento, ou cai." Frank Lloyd Wright "A Fé honra a Deus e Deus honra a Fé" Autor Desconhecido "Ministério não é só confortar os aflitos; é também afligir os que se acham confortáveis". - Don Hustad