07/01/2011

Adoração

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (Jo 4:23,24)

I. O que é Adoração?

a. Adorar é um ato de rendição a Deus.

Nas línguas bíblicas, o sentido do termo “adoração” é chegar-se a Deus de modo reverente, submisso e agradecimento, a fim de glorifica-lo. Adorar é um ato de total rendição, gratidão e exaltação jubilosa a Deus.

“Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos! Ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou.” (Sl 95:6)

O termo Adoração vem do Latim “adorare”, significando amar extremosamente. No inglês o significado é de “dar valor a”. Assim adorar a Deus é atribuir valor.

Podemos aprender que o primeiro passo para a adoração verdadeira é a submissão total em Cristo. A segunda condição é que Deus, somente Deus seja glorificado, temos que satisfazer essas condições, para alcansarmos a posição de adoração.

“Então, o rei Ezequias e os maiorais disseram aos levitas que louvassem ao SENHOR com as palavras de Davi e de Asafe, o vidente. E o louvaram com alegria, e se inclinaram, e adoraram.” (II Cr 29:30)

“É o Espírito Santo que habita no cristão a adorar com profundidade e temor a Deus: E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais,cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.” (Ef 5:18-21)

“Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.” (I Cor 14:15)

b. Adorar é um sublime ato de serviço a Deus

O servir a Deus tem relação direta com o adorar a Deus. O serviço que fazemos para Deus por amor e gratidão, sob o estimulo do Espírito Santo, é uma forma de adoração. Na verdade, como afirmou o pastor Russel Shedd: “o Senhor reivindica a totalidade do serviço dos seres a quem Ele resgatou e deu vida.”

“E disse Davi a Salomão, seu filho: Esforça-te, e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te apavores, porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da Casa do SENHOR.” (I Crônicas 28:20)

c. Adorar a Deus requer reverência

Deus é infinitamente sublime em majestade, poder santidade, bondade, amor e glória. Por isso, devemos adorá-lo e servi-lo com toda reverência e dedicação.

“Pelo que, tendo recebido um Reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e piedade; porque o nosso Deus é um fogo consumidor.” (Hb 12:28,29)

Portanto, adoração e reverência são elementos inseparáveis em nosso culto a Deus.

Adorar é também exaltar e reconhecer que Deus é o Senhor, Criador de todas as coisas,Porque o SENHOR é Deus grande e Rei grande acima de todos os deuses. Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas. Seu é o mar, pois ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca.

Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos! Ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou.” (Sl 95:3-6)

“Existe dois tipos de adorador: os que vivem para adorar e os que adoram para viver.” Joel Stevanatto

Adorar é tocar a raiz da nossa vida!

Adorar é tocar aonde não podemos enxergar com nossos olhos naturais, é ver o sobrenatural acontecer enquanto nos humilhamos na presença do Criador.

Adorar é ver as barreiras caírem por terra quando cantamos com a alma, com todo o nosso entendimento, quando verdadeiramente expressamos para Deus o que sentimos por Ele e que vivemos para Ele.

Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém! Romanos 11:36

Jesus, no livro de Marcos, nos deixou claro um ensinamento: “porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito” (Marcos 11:23).

Adorar é proclamar a palavra de Deus acima de todas as circunstâncias, é ver com os olhos de Deus! Pode ser que você esteja sob palavras de doença, miséria, discórdia ou medo, mas o adorador vive para contemplar os milagres que o aguarda quando agi com fé adorando intensamente, sem ter medo de errar.

Convido-te nesse dia a escolher adorar ao ponto de arriscar a sua própria “sabedoria” humana. A sentir com o coração do Pai e ser tocado não no que é superficial, mas profundo: na raiz da nossa vida, onde nenhuma outra pessoa pode ver. Só o Pai conhece o nosso interior, onde flui o rio da verdadeira adoração. André Valadão

Por Pr. Deferson Feitosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frases

“Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência, assim, não é um ato, mas um hábito.” "Os negócios são como uma bicicleta. Ou você continua em movimento, ou cai." Frank Lloyd Wright "A Fé honra a Deus e Deus honra a Fé" Autor Desconhecido "Ministério não é só confortar os aflitos; é também afligir os que se acham confortáveis". - Don Hustad