14/02/2011

Só o que convém!

Texto base: 1ª Corintos 6: 12

Quebra gelo: Alguém aqui ja ficou sozinho em casa? O que já sentiu vontade de fazer quando estava só, sem seus pais por perto? Digamos que você foi fazer uma viajem com a escola, sem os professores, sem ninguém responsável; o que você gostaria de fazer que nunca fez?

Desenvolvimento: Há um versículo na Bíblia que diz: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas” 1ª Corintios 6: 12. Suas respostas ao quebro gelo não foram tão agradáveis, não é mesmo? Mas, afinal, a Palavra de Deus diz: “Todas as coisas me são lícitas…”. Lícito no dicionário significa:

1 Conforme à lei

2 Permitido pelo direito.

3 sm Aquilo que é permitido, aquilo que é justo.

Significa que tudo é PERMITIDO, porém: “…nem todas convêm…”. O próprio Deus nos deixa livres para escolher; voce é LIVRE! Mas isso não significa que você pode decidir não ir mais a aula, não ajudar seus pais, falar palavrões, ser mau educado… Na verdade, muitas destas coisas ainda são os seus pais que decidem por ti. Mas a sua personalidade e o seu caráter estão sendo formados por suas decisões. Nós só temos duas escolhas: O mundo lá fora; ou o Senhor Jesus. A escolha é sua. Você precisa fazer a escolha CERTA. Paulo o escritor da carta aos Coríntios termina dizendo: “Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”. Deixarei dominar? Significa que quando pegamos apenas o começo de versículo e achamos que tudo PODEMOS fazer sem CONSEQUENCIAS, estamos DOMINADOS pelo mau deste mundo! Tem uma versão deste versículo 1ª Co 6: 12 da “linguagem de hoje” que diz assim: “Alguém vai dizer: “Eu posso fazer tudo o que quero.” Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: “Posso fazer qualquer coisa.” Mas não vou deixar que nada me escravize”. Você consegue entender? Você pode fazer tudo que quer sim, porque Deus te deu liberdade para isso. Ele te ama tanto que te da o direito de escolher que tipo de ser humano você vai ser. Mas cuidado; nem tudo é bom pra você, porque isso pode te levar a ser escravo! ESCRAVO? Sim, escravo deste mundo, das coisas que ele oferece, que jamais te levarão para o reino dos céus. Paulo foi espertíssimo, enquanto muitos estavam “se achando” dizendo: Ah! A palavra de Deus mesmo diz: Eu posso fazer tudo que eu quero!” Paulo disse: “Opa, isso é fria, eu prefiro OBEDECER as leis do Meu Senhor, e ser LIVRE VERDADEIRAMENTE!”.

Conclusão: Adolescente o ano se inicia e você tem a oportunidade de recomeçar, de forma DIFERENTE. Leia mais a Palavra, ore , ore e ore, pois você precisa conhecer o Senhor Jesus! Sei que voce tem planos para esse ano, e sei que Deus os cumprirá pois Ele te ama!

Oração: Pai, obrigado por abrir os meus olhos, e me fazer entender, que tudo eu posso, mas nem tudo agrada Seu coração. Quero ser obediente, e jamais me tornarei escravo desse mundo! Ajuda-me Senhor ser um adolescente segundo o Seu coração. Em nome de Jesus eu oro e agradeço, amém.

Decore: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas” 1ª Coríntios 6: 12.

Por (Ágape, Teen 2) - Adaptações Pr. Deferson Feitosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frases

“Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência, assim, não é um ato, mas um hábito.” "Os negócios são como uma bicicleta. Ou você continua em movimento, ou cai." Frank Lloyd Wright "A Fé honra a Deus e Deus honra a Fé" Autor Desconhecido "Ministério não é só confortar os aflitos; é também afligir os que se acham confortáveis". - Don Hustad