14/09/2011

COMO DAVI VENCEU SAUL

Propósito: Auxiliá-lo a suportar momentos de fortes tribulações, perseguições ou conflitos e ser aprovado por Deus. Baseado na vida de Davi, que soube aguardar o tempo de Deus, mesmo estando em risco a sua vida.

Texto: 1Sm 22:3

“De lá Davi foi para Mispá, em Moabe, e disse ao rei de Moabe: "Posso deixar meu pai e minha mãe virem para cá e ficarem contigo até que eu saiba o que Deus fará comigo? "

Introdução: Não entendes o que está acontecendo? Sente-se oprimido, perseguido e boicotado no local de trabalho ou entre os teus? Percebes que a causa dos conflitos e desavenças é pura inveja, ciúmes ou porque te têm como ameaça? Precisamos aprender algumas lições com Davi! O que ele fez no calor da perseguição, quando sua própria vida ficou em risco?

1º Se desviou dos ataques de Saul:“No dia seguinte, um espírito maligno mandado por Deus apoderou-se de Saul e ele entrou em transe profético em sua casa, enquanto Davi tocava harpa, como costumava fazer. Saul estava com uma lança na mão e a atirou, dizendo: "Encravarei Davi na parede". Mas Davi desviou-se duas vezes.” (1Sm 18:10, 11).

Lição: Revidar ofensas pode piorar a situação, você pode passar de ofendido a ofensor. Faça como Davi: Apenas se desvie dos ataques, a vingança pertence a Deus! (ler Hb 10:30)

2º Suportou quando foi diminuído: “Saul tinha medo de Davi porque o Senhor o havia abandonado e agora estava com Davi. Então afastou Davi de sua presença e deu-lhe o comando de uma tropa de mil soldados, e Davi a conduzia em suas campanhas.” (1Sm 18:13).

Lição: Diminuir-te. Uma estratégia inimiga para tentar fazer-te tomar uma decisão precipitada. Mas o teu verdadeiro valor quem dá é o Senhor! Confie n’Ele e creia que você está exatamente onde o Senhor quer que você esteja.

3º Continuou guerreando as batalhas do Senhor: Ele tinha êxito em tudo o que fazia, pois o Senhor estava com ele. Quando Saul soube como ele tinha habilidade, teve muito medo dele. Todo Israel e Judá, porém, gostava de Davi, pois ele os conduzia em suas batalhas.” (1Sm 18:14-16)

Lição: Não deixe que as pressões te façam parar em tua missão: Continue fazendo o que o Senhor confiou em tuas mãos. Seja com muitos ou com poucos, há muitos olhos que estão contemplando o teu esforço.

4º Não acreditou nas promessas fingidas de Saul: Saul atendeu a Jônatas e fez este juramento: "Juro pelo nome do Senhor que Davi não será morto". (1Sm 19:6).

Lição: Saul resolveu adotar a filosofia: “Não pode contra ele, junte-se a ele!” Mas Davi não acreditou de todo, ficou com um pé atrás: É impossível alguém te tratar como um cão num dia e como um rei no outro: Sempre desconfie!

5º Fugiu de suas ciladas: Saul enviou alguns homens à casa de Davi para vigiá-lo e matá-lo de manhã; mas Mical, a mulher de Davi, o alertou: "Se você não fugir esta noite para salvar sua vida, amanhã estará morto". Então Mical fez Davi descer por uma janela, e ele fugiu.” (1Sm 19:12).

Lição: Deus sempre dá entendimento ao simples: Fuja de tudo aquilo que te “cheirar mal”. Em algumas situações fugir não é covardia, mas auto-preservação!

6º Compartilhou com um homem de Deus: Depois que fugiu, Davi foi falar com Samuel em Ramá, e contou-lhe tudo o que Saul lhe havia feito. Então ele e Samuel foram a Naiote e ficaram lá.” (1Sm 19:18)

Lição: Cultive alguém de extrema confiança, que tema a Deus, para que você possa se abrir em momentos de dificuldades: Um bom conselho é melhor do que mil palavras!

7º Cultivou uma amizade sincera: e Jônatas disse a Davi: "Pelo Senhor, o Deus de Israel, prometo que sondarei meu pai, a esta hora, depois de amanhã! Saberei se as suas intenções são boas ou não para com você, e lhe mandarei avisar.” (1Sm 20:12).

Lição: Ama um amigo, pois no dia da angústia você terá um irmão. Preserve as amizades sinceras, mesmo que seja filho do teu inimigo!..

8º Dos teus inimigos cuida Deus: Juro pelo nome do Senhor", disse ele, "o Senhor mesmo o matará; ou chegará a sua hora e ele morrerá, ou ele irá para a batalha e perecerá.” (1Sm 26:10)

Lição: Quando estamos em batalha, ou tribulação, é muito comum as pessoas sugerirem: Faça isto! Faça aquilo! Reaja assim! Devolva o mesmo! Porém este tipo de conselho é dispensável: Acredite confiantemente que dos teus inimigos cuida Deus! Davi entendia que: Se Deus não fizesse, ninguém mais poderia fazê-lo!

Conclusão: Em tempos de dificuldade é apropriado estudarmos a Palavra, aprender as lições que ali foram registradas para exemplo nosso e tirar proveito das riquezas espirituais ali contidas! Que esta lição sobre a vida de Davi te ajude nos dias difíceis que estás passando ou que ainda virão!

Pr. Aislan Bonina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frases

“Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência, assim, não é um ato, mas um hábito.” "Os negócios são como uma bicicleta. Ou você continua em movimento, ou cai." Frank Lloyd Wright "A Fé honra a Deus e Deus honra a Fé" Autor Desconhecido "Ministério não é só confortar os aflitos; é também afligir os que se acham confortáveis". - Don Hustad