25/08/2011

FLUINDO NA ADORAÇÃO

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”João 4:23.

Para falar sobre o culto e adoração em qualquer aspecto, não posso deixar de focalizar o entendimento que tenho sobre o que é adoração. Muitas pessoas têm uma visão equivocada sobre este assunto, pois o costume da igreja é vincular esta palavra “adoração” a um estilo de música, como por exemplo, muitos pensam que a “música lenta é adoração” e “música rápida é louvor”. Já ouvi algumas pessoas dizendo: “hoje tivemos muito louvor e pouca adoração”, referindo-se apenas à forma musical.


O texto acima fala de “adoração em espírito” como base para uma verdadeira adoração, e que qualquer outro tipo de tentativa de adoração fora desta perspectiva profundamente espiritual torna-se uma expressão não legítima para Deus, pois para Ele só é legítimo e verdadeiro o que é nascido do Espírito e no espírito de cada um de nós, seus filhos.


Partindo então deste princípio, tudo o que acontece no culto a Deus, em qualquer escala – individual, em dupla, congregação, povo etc, tem que ter como base o espírito, o mais profundo de cada um.


Adoração

Deve ser o fruto de algo gerado pelo Espírito Santo, de dentro para fora, e não de fora para dentro.


Sabemos que a música é um dos instrumentos poderosamente usados por Deus, não apenas como uma expressão do homem para com Deus, mas também é uma maneira de Deus falar com os homens. Também sabemos que Deus quer usar homens e mulheres como seus ministros, rendidos a Ele e comprometidos com Ele, para serem instrumentos vivos desta dinâmica através da ministração pública do culto a Deus.


Quero, portanto, falar das características destes homens que são usados por Deus nesta área e da dinâmica deste ministério. Para sermos pessoas através de quem o Espírito pode fluir, devemos ter um comprometimento pessoal e profundo com Deus.


1- Comprometimento com Deus.

Para que o Espírito flua através de nós, temos que ser inteiramente comprometidos com Ele. E comprometer-se com Deus terá como base:


- Crer, confessar e arrepender-se (nascer de novo):
Rm 10:9-10.
- Receber uma visão de Deus: At 26:19. Não devemos ter uma experiência teórica da fé e da graça, mas deixar que o Espírito Santo nos leve a uma experiência profunda e inquestionável, que nos motivará no decorrer de nossa vida e ministério.
- Habitação de Deus: I Co 3:16; 6:19. Ter a constante consciência de viver como templo da habitação de Deus.
- Ter um coração quebrantado na presença de Deus: Sl 51:17.
- Ter sido provado e aprovado na sua vida pessoal com Deus para ser um exemplo entre os irmãos: I Tm 4:12. Ser exemplo no falar, no amor, em submissão, em quebrantamento etc.

2- Comprometimento com o Reino de Deus.

A visão do Reino de Deus como um todo:

- A Igreja local
– saber o que Deus está fazendo e falando (Hb 10:25).
- A cidade – saber quais as ênfases de Deus para a cidade (Mt 23:37).
- O país.
- O mundo – Deus sempre está se movendo em nível mundial.

Como descobrir isto? Tendo profunda e constante comunhão com Deus, praticando a comunhão com o corpo local e extra-local, ouvindo e lendo o que Deus tem revelado a outros irmãos e, participando de encontros, ouvindo ministrações, mensagens gravadas etc. Isto para estar identificado com o que Deus está falando através de outros irmãos.


Devemos tomar cuidado, pois Satanás sempre procura isolar-nos do corpo como um todo, pois ele sabe que quando apenas valorizamos o que Deus nos dá e temos dificuldade de valorizar o que Deus dá a outros ficamos mais pobres no conhecimento da revelação global de Deus.


3- Conhecer a função do ministério de música na Igreja.

Sobre a função do ministério de música, é importante saber que:


- É uma função profética:
I Cr 25:1. Este é o objetivo da música na Igreja: ministrar o nosso amor a Deus e consolar, edificar, exortar aos homens e ministros do Senhor.
- É uma função de serviço: Mt 20:28. Precisamos ter disposição, submissão e capacitação.

4- Ministrando nas reuniões da Igreja.


- Considerações técnicas.

Para a ministração do culto a Deus, devemos ter sempre em mente a simplicidade. O Reino de Deus em todas as suas esferas é simples. Muitas vezes o que é perfeito para os homens é címbalo que retine para Deus, pois Deus sempre vê o interior. A percepção de Deus está no coração (I Sm 16:7).

Agora, podemos ser simples, mas não medíocres! É importante que tenhamos um conhecimento técnico, uma boa base harmônica e rítmica, e um som bom e suficiente para o ambiente.


- Dependência do Espírito Santo.

Uma das principais características de um ministro bem sucedido é a dependência do Espírito. Temos que crer e colocar em prática o fato de que é o Espírito Santo que nos ensina todas as coisas. Ele é o maior interessado em prestar culto a Deus (Jo 14:16).


Esta dependência, porém, deve ser seguida de preparação. O ministro deve conhecer a Palavra de Deus, saber música, conhecer os cânticos, saber tonalidades etc.


- Fé e intrepidez.

Temos que reconhecer a nossa posição em Cristo Jesus (Ef 2:6). Crer profundamente que Deus vai mover-se em nosso meio e ter a intrepidez (Hb 10:19) de segui-lo, muitas vezes por caminhos não lógicos, mas que acabam chegando aonde Deus quer.


- Dar espaço à participação de outros irmãos.

Há uma grande riqueza no corpo de Cristo e é preciso que aprendamos a receber esta contribuição, usufruindo do que Deus dá a outros, mas sem perdermos a direção do Espírito (I Co 14:26).


- O fator alegria.

A alegria deve ser a tônica na vida da Igreja. E a reunião do povo de Deus deve ser banhada da genuína alegria do Espírito. Nós, a Igreja, fomos constituídos por Deus como o único povo que ainda pode viver a verdadeira alegria: alegria da salvação, das bênçãos, pelas provações, a alegria do amor etc. Na presença de Deus há plenitude de alegria (Sl 16:11). Há danças, brados e vivas de júbilo.

“Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração”
(Sl 100:1-5).

- Liberdade x Ordem.

Podemos e devemos dar liberdade a atuação do Espírito em nossas reuniões, mas precisamos tomar cuidado para que essa liberdade não dê lado a carnalidade.
“Mas faça-se tudo decentemente e com ordem” (I Co 14:40).

Ronaldo Bezerra

23/08/2011

Pós-Encontro


Deus tinha um povo prisioneiro que precisava de um libertador, e dentro de seus planos começou manifestando-se à Moises através de uma sarça (Êx 3:2).

Depois desse mover sobrenatural Moisés percebeu a grandeza do Deus de Abraão, e não resistiu ao chamado. Foi ao encontro dEle, que não transforma apenas a sua vida, mas a vida de quem o segue.

Moisés percebeu que a seqüência de uma vida com Deus traz luz para dissipar trevas, lutas para confirmar vitórias, promessas para confirmar fidelidade e misericórdia para confirmar o seu amor, para que diante das fraquezas, possamos entender a importância da presença, não só no Encontro mas no seu segmento (Êx 33:15).

Moisés não aceitou caminhar sem Deus, não se conteve somente com a presença, e disse ao Senhor:
“Mostre-me sua glória” (Êx 33:18)
E Deus Respondeu:
“... verás as minhas costas” (Êx 33:23)

Deus mostrou as costas para Moisés, por que deseja ser seguido, e não seguir.

O Pós-encontro é a maneira de seguirmos à Deus na mesma ansiedade do Pré-encontro e na mesma presença do Encontro com Deus.

Seguí-lo porque sabemos, que nosso Deus vai completar a obra que começou em nós.

19/08/2011

Princípios bíblicos sobre finanças

Falar sobre finanças parece ser algo muito pouco espiritual. Acontece, entretanto, que, na prática, não p odemos ignorar o fato de que lidamos com esse assunto todos os dias.

Existem 1.565 versículos que falam em dinheiro. Curiosamente, dos 107 versículos do sermão do monte 28 se referem a dinheiro. Além disso, Jesus se referiu ao dinheiro (ou riqueza) em 13 parábolas. Isso mostra como a Bíblia trata desse assunto com expressividade.O Senhorio de Deus é sobre absolutamente todas as coisas, inclusive sobre as riquezas e os recursos. Ele tem todo o poder e autoridade sobre tudo e todos. O profeta Ageu escreveu que o Senhor dos Exércitos disse: “minha é a prata e meu é o ouro” (Ageu 2.8). Desde os tempos de Moisés havia a compreensão que “é Ele que te dá força para adquirires riquezas…” (Deuteronômio 8.18)

Vamos apontar alguns princípios bíblicos sobre finanças e citar referências selecionadas para fundamentar esses princípios. Comentários adicionais se fazem desnecessários. Abra seu coração e deixe o Espírito de Deus revelar em sua vida a aplicação de cada princípio desses para não cair na insensatez.

Em relação a você mesmo

1.Viva do seu trabalho - Efésios 4.28: “Aquele que furtava, não furtes mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir o necessitado”. - Salmo 128.2: “Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás e tudo te irá bem”. - 1 Tessalonicenses 4.10-12: “Contudo, vos exortamos, irmãos, a progredirdes cada vez mais e a diligenciardes por viver tranqüilamente, cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos, de modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar”.

2.Não viva à custa dos outros - 2 Tessalonicenses 3.7-8,10,12: “…pois vós mesmos estais cientes do modo por que vos convém imitar-nos, visto que nunca nos portamos desordenadamente entre vós, nem jamais comemos pão a custa de outrem; pelo contrário, em labor e fadiga, de noite e de dia, trabalhamos, a fim de não sermos pesados a nenhum de vós …Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma…A elas, porém, determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranqüilamente, comam o seu próprio pão…”

3.Planeje seus gastos - planejar vem antes de gastar! - Lucas 14.28: “Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?”

4.Invista no que é necessário - Isaías 55.2: “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares”.

5.Contente-se com o que tem - 1 Timóteo 6.6-8: “De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com o que vestir, estejamos contentes”.

6.Não tenha apego ao dinheiro - 1 Timóteo 6.9-10: “Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, e alguns nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores”.

7.Não seja servo do dinheiro - Mateus 6.24: “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de se aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza”.Em relação à família

8.Cuide de sua família - 1 Timóteo 5.8: “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente”.

9.Guarde para seus filhos - 2 Coríntios 12.14: “Eis que pela terceira vez, estou pronto a ir ter convosco e não vos serei pesado, pois não vou atrás de vossos bens, mas procuro a vós outros. Não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais, para os filhos”. Provérbios 13.22a: “O homem de bem deixa herança aos filhos de seus filhos”.Em relação a Deus

10.Reconheça que tudo vem dele - 1 Crônicas 29.14: “Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos”.

11.Honre-o com seus bens - Provérbios 3.9-10: “Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda, e se encherão fartamente os teus celeiros e transbordarão de vinho os teus lagares”.

12.Mantenha uma posição de fé e confiança - Mateus 6.25ss: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?… O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso”.Em relação aos outros

13.Nunca fique devendo nada a ninguém - Romanos 13.7-8: “Pagai a todos o que lhes é devido: a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor”. Provérbios 22.7b: “O que toma emprestado é servo do que empresta”.

14.Seja fiel com compromissos assumidos - 1 Coríntios 4.1-2: “Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel”.

15.Pague os impostos e tributos devidamente - Romanos 13.6-7: “Por este motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço. Pagai a todos o que lhe é devido; a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra”.

16.Seja fiel com a propriedade do outro - Lucas 16.12: “Se não vos tornastes fiéis na aplicação do alheio, quem vos dará o que é vosso?”

17.Muito cuidado ao ser fiador de alguém - Provérbios 11.15: “Quem ficar como fiador de qualquer um acabará chorando. Será melhor não se comprometer”.

18.Seja generoso em dar e repartir - 1 Timóteo 6.18: “Mande que façam o bem, que sejam ricos em boas ações, que sejam generosos e estejam prontos para repartir com os outros aquilo que eles têm”.

Fonte:Instituto Jetro

17/08/2011

Viver uma vida com Cristo

Será que podemos viver uma vida de acordo com a vontade de Deus? Isto é realmente possível?

Stanley encontrou o famoso missionário David Livingstone no coração da África e disse: "Fui à África levando o preconceito do maior ateu de Londres, mas quando eu vi, aquele idoso solitário, perguntei a mim mesmo - Qual seria a razão que o levaria a ficar aqui nesse fim de mundo? O que é que inspira esta vida? Por meses fiquei pensando muito nele, enquanto ele levava sua missão para a frente, comandado pela Bíblia, deixando para traz tudo para seguir a Cristo. Vendo sua piedade, sua gentileza, seu zelo, sua sinceridade, pouco a pouco minha simpatia por ele foi aumentando. Fui convertido por ele, apesar de que ele nem tentou me mudar. Não foi a pregação de Livingstone que me converteu, foi a vida de Livingstone."

Comigo, meu amigo, aconteceu de forma semelhante. Quantas vezes me senti inspirado por vidas de pessoas sinceras, cristãos verdadeiros que ajudaram a iluminar o meu caminho.

Viver a vida cristã é muito mais que meramente se tornar um cristão, unir-se a uma igreja ou ter uma religião. É a entrega diária da minha vida a Cristo, é permitir que Ele me ajude a enfrentar a barra pesada do dia a dia, os problemas, as alegrias, as tristezas e os sofrimentos.

Alguém pode frequentar todas as igrejas do mundo, ou ficar só na sua igreja porque a considera verdadeira. Apenas isto não faz dele um cristão. Ser cristão é confiar em Jesus como Salvador é, querer viver como Ele viveu, é obedecê-lo e seguir o Seu exemplo e os Seus ensinos escritos nas Santas Escrituras. E em outras palavras, é tornar-se um verdadeiro discípulo e seguidor de Cristo.

Em Atos 11:26 lemos: "Em Antioquia foram os discípulos pela primeira vez chamados cristãos." Assim foram chamados porque o tema principal da sua conversa era Cristo, e pregavam Seus ensinos e viviam em função de Cristo.

Na cidade de Zwickau ( Zuiquiraw) na Alemanha, o grande Martinho Lutero fez o sermão fúnebre de Nicholas Haussmann. "O que nós pregamos," disse o grande reformador, "ele viveu". Poderia haver um epitáfio melhor do que este? É a pura vida cristã que faz a diferenca, e dá sentido a vida..

Viver é mais do que falar. Como disse alguém: "Sua vida fala tão alto que não posso ouvir o que você está dizendo."

As Escrituras indicam que a Palavra de Deus transmite o poder necessário para que a vida cristã seja uma realidade, e que esteja sempre fortalecida para enfrentar as lutas diárias. Assim como a alimentação sustenta o físico, a Palavra do Senhor sustenta a vida espiritual.

"Nem só de pão viverá o homem, disse Jesus mas de toda a palavra que procede da boca de Deus." (Mat 4:4) O profeta Jeremias usa a mesma comparação: "Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado." (Jeremias 15:16)

A nossa parte no desenvolvimento da vida cristã, é ler, estudar, digerir, e assimilar a nutrição espiritual da Palavra de Deus e viver sob a direção do Espírito Santo, que nos aponta o único exemplo perfeito: Jesus Cristo.

Um homem, estava escalando uma montanha alta liderado por um guia experiente. Na manhã seguinte, quando olhou à distância, as pegadas na neve, disse: "alguém passou por aqui essa noite". O guia conferiu e disse: "Não apenas um homem, mas vinte". É que cada alpinista pisou tão cuidadosamente em cima das marcas do seu líder, que parecia como se uma só pessoa havia dado aqueles passos. Assim também viver a vida cristã significa andar como Jesus andou. "Aquele que diz que permanece nele, esse deve tambem andar como ele andou." (I João 2: 6)

Cristo disse: "Venham a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu os aliviarei." (.Mat 11:28) Quem me segue não andará em trevas. Todos os que aprenderam a viver a vida cristã, com certeza colocam ao Senhor em primeiro lugar sempre. Jesus mesmo espera ter o primeiro lugar em nossa escala de valores. "Quem ama seu pai ou a sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim." ( S.Mateus 11:37)

Amigo, o Senhor espera uma dedicação total ao cumprimento da Sua vontade. Isso traz uma alegria profunda, uma satisfação que não se pode descrever, uma paz que está acima de todas as turbulências que ameaçam a nossa serenidade.

Mas você pergunta, é possível viver a vida cristã neste mundo cheio de tantas injustiça e violência? Onde há tanta imoralidade, tantos vícios, crimes e maldades? Onde seria o melhor lugar para vivermos a vida cristã? Não seria melhor em um deserto, ou em uma montanha, longe das pessoas?

Amigo, o melhor lugar é onde você está. Mas quando? Quando a gente ficar velho ou aposentado? Não, o melhor momento é hoje, é agora. Deus escolheu você para representar a superioridade da vida cristã.

E isso não representa apenas um benefício pessoal, mas vai ajudar a revelar o amor de Cristo a outras pessoas, e anunciará o poder Salvador ao mundo todo. E mais, por onde você for, um maravilhoso perfume de influência acompanhará os seus passos. O apóstolo São Paulo descreveu essa benção, chamando-a de cheiro de vida para vida.

Perfumistas estão constantemente tentando desenvolver a fragrância permanente. Dizem que o jasmim é a que mais perdura. Ahmed ( Arrmed) Soliman da cidade do Cairo, Egito, diz que para fabricar 28 gramas do perfume jasmim, ele enche uma sala de botões ainda florescendo, impecáveis, e quando são destilados, a fragrância é quase eterna.

Em Luxor, no sul do Egito, um arqueólogo achou um túmulo antigo no qual uma princesa foi sepultada há centenas de anos. Junto ao sarcófago estava um vaso cheio de jasmim. Embora o vaso já estivesse quebrado ainda se podia perceber o perfume no momento em que foi descoberto.

Porém, por mais perdurável que seja o jasmim, não há perfume que possa bater o aroma da Rosa de Saron, habitando em corações humanos.

Que neste momento possamos perguntar: Pode se ver Cristo em mim? A graça de Cristo habita em meu coração? Podem as outras pessoas perceber o aroma da Rosa de Saron em minha vida? Podem essas pessoas perceber no convivio diário comigo que estou vivendo uma vida cristã? Aquele que sustenta os mundos no espaço e pôs perfume no veludo das pétalas, não se esquece de você. Que o Senhor tenha misericórdia de você, que o Senhor sobre você levante o Seu rosto e lhe dê a paz.

Apartir do momento que aceito a JESUS como único suficiente salvador tenho que apreder que não sou mais eu, como apresenta em Gálatas 2:20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”.

Veja mais, não sou mais eu porque o Espirito Santo vem sobre nós e faz morada, e quanto o Espirito Santo esta em nós Ele no cobre com as armaduras de guerra Efesios 6:10-20 “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;

E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;

Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.

O meu desejo é que Jesus viva em você, tornando sua vida um suave perfume. Abra o seu coração e deixe Jesus viver em você.

Escrito por Pr. Stina

Adaptações Pr. Deferson Feitosa

14/08/2011

Feliz dia dos Pais

Feliz dia dos Pais aos Papais, que esse dia seja repleto de muita alegria com nossos filhos. Filhos maior presente de Deus. Obrigado JESUS.Reflita que pai vc é...

Que Tipo de Pai Você É?
Exator - Faz cobranças minuciosas de tudo
Xerox - o filho tem que ser sua cópia perfeita
Expositor = exibe o filho como um produto numa feira

Autocrata - em casa, quem decide, sou eu
Frustrador - corta, pela raiz, qualquer iniciativa
Caxias - se a lei existe, é para ser cumprida

Chantagista - se não fizer isto, é porque não me ama
Irresponsável - resolva isto com sua mãe
Comerciante - só te dou isto, em troca daquilo

Desligado - ignora tudo o que diz respeito ao filho
Inseguro - quem sabe, pode dar tudo errado
Provedor - tranqüiliza-se dando coisas ao filho

Permissivo - o filho pode fazer tudo o que quiser
Proprietário - o filho é meu e faço dele e com ele o que quero.
Promotor - sempre encontra algo para acusar o filho

Educador - ajuda a desabrochar o adulto que está na criança
Formador - leva a sério a formação integral do filho
Democrata - dialoga para chegara um consenso

Disponível - reserva um tempo precioso para o filho
Observador - acompanha atento as etapas do desenvolvimento do filho
Previdente - prepara o filho para aprender com os fracassos porvir

Agradecido - reconhece no filho um presente de Deus, aos seus cuidados
Libertador - alerta que a verdadeira liberdade é um bem que se conquista
Responsável - paga o preço de nunca ser omisso
Religioso - revela que a vida não se limita aos horizontes terrenos.

Paciente - ensina que a maturidade não acontece sem tropeços
Esperançoso - acena para a luz, que está sempre no fim do túnel
Corajoso - enfrenta os combates pelo sentido da vida

Prudente - orienta afazer os passos, de acordo comas pernas
Realista - prepara o filho para viver muito além dos limites da família

Autor: Artigo recebido por email

11/08/2011

A sabedoria do tempo

"Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios." Salmos 90:12

É sintomático quando, em uma segunda-feira, observamos as pessoas lamentando a volta ao trabalho e suspirando na expectativa do próximo final de semana.

O que um dia representa para você? Mais um obstáculo a ser vencido? Ou uma oportunidade de, sob a orientação de Deus, realizar algo novo e bom.

A Bíblia diz: “alegremo-nos com o dia que o Senhor nos deu”, e essa é uma máxima importante.

Cada dia, mesmo que depositário de lutas e desafios, abre as portas para um aprendizado de como realizar e aperfeiçoar a nossa vida, descobrindo o que deve ser evitado e semeando para a eternidade.

Não descarte seu dia, conte-o e avalie tudo o que ele encerra, e estará aprimorando seus sentimentos, sua mente e sua alma, trilhando o caminho da sabedoria.

Leia hoje: Salmos 118:24

Extraído do livro de mensagens: “Uma Janela para o Eterno” - Pr. Elcio

10/08/2011

Vida de Oração

"Nenhum homem é maior do que sua vida de oração. O pastor que não está orando está brincando, as pessoas que não estão orando estão desviando. O púlpito pode ser uma vitrine para mostrar os talentos de uma pessoa; já o quarto de oração não permite nenhum exibicionismo.” Leonard Ravenhill

A VIDA DE ORAÇÃO DE UM LÍDER - Rick Warren

Você pode aprender muito sobre uma pessoa pelo tipo de oração que ela faz. Por exemplo, uma oração egoísta indica um espírito egoísta. Você já ouviu uma oração que mais parece uma lista de pedidos… eu quero isso, quero aquilo? Algumas pessoas tentam impressionar com suas orações, mas terminam parecendo arrogantes e orgulhosos.

Para os líderes há um modelo de oração no primeiro capítulo do livro de Neemias. Lembra-se de Neemias? Quando soube da queda de Jerusalém, ele orou por 4 meses.

Esta não era apenas uma oração casual. Dá-nos um padrão de uma vida de oração com sucesso. Se quiser saber como orar, você deveria estudar o livro de Neemias – especialmente esta oração.

4 SEGREDOS DAS ORAÇÕES RESPONDIDAS EXTRAÍDAS DA VIDA DE NEEMIAS:

1. Baseie seus pedidos de oração no caráter de Deus

Ore como se soubesse que Deus responderá sua oração: “Espero que responda esta oração por causa de quem o Senhor é. O Senhor é Deus fiel. É tremendo. É amor. É maravilhoso. O Senhor pode cuidar deste problema, Deus!”

Neemias aproxima-se de Deus e fala: “Deus, quero que o Senhor faça alguma coisa em Jerusalém”. Versículo 5 diz: “Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que te amam e obedecem aos teus mandamentos”. Neemias disse três coisas sobre Deus:

1. O Senhor é grande – isto é posição.

2. O Senhor é temível – isto mostra seu poder.

3. O Senhor mantém suas promessas – convênio de Deus.

A primeira coisa que Neemias fez foi reconhecer quem Deus é. Isto é adoração. Reconhecer quem Deus é e sua grandeza. Ele já começa com a perspectiva correta. Para começar a ter orações respondidas, diga: “Deus, quero que responda por causa de quem o Senhor é. O Senhor nos deu todas estas coisas, estas promessas. O Senhor é Deus fiel, Deus de amor e misericórdia” – todas estas coisas a Bíblia nos diz que Deus é. Baseie seus pedidos no caráter de Deus.

2. Confesse o pecado em sua vida.

Depois que baseou sua oração em quem Deus é, Neemias confessou seus pecados. Ele disse: “Nós pecamos”. Observe quantas vezes ele usa a palavra “eu” e “nós”. Ele fala: “Eu confesso… eu mesmo… a casa de meu pai… agimos com maldade… nós não obedecemos”. Não foi culpa de Neemias eles terem ido parar em cativeiro. Ele nem mesmo havia nascido quando isso aconteceu há 70 anos atrás. Ele, provavelmente, nasceu no cativeiro. E mesmo assim, ele está se incluindo nos pecados nacionais. Ele disse: “Eu sou parte do problema”.

Há a confissão pessoal e a confissão nacional. Quando foi a última vez que você confessou os pecados da nação? Ou os pecados de sua família? Ou da sua igreja? Ou dos seus amigos? Ou a sociedade nos ensinou apenas a sermos responsáveis por nós mesmos? E isto simplesmente não é verdade! Você é mantenedor do seu irmão. Estamos todos juntos nisso.

Os líderes aceitam a culpa, mas os perdedores passam o bastão. Se você quer ser líder, terá que aceitar a culpa e compartilhar os créditos. Perdedores são sempre acusadores e cheios de desculpas. Eles estão sempre arrumando desculpas do por que as coisas não aconteceram ou não puderam acontecer. A culpa é sempre de outra pessoa. Os líderes aceitam a culpa.

3. Reivindique as promessas de Deus

Neemias está orando ao Senhor e dizendo: “Quero que se lembre o que o Senhor disse a Moisés”. Pode se imaginar falando “se lembre” para Deus? Ele o está relembrando do que Ele havia falado no passado. “Deus, o Senhor nos avisou por meio de Moisés que se fôssemos infiéis, perderíamos a terra de Israel. Porém, também nos prometeu que se nos arrependêssemos, o Senhor nos daria de volta a terra”. Em toda a Bíblia podemos encontrar pessoas lembrando Deus sobre o que disse que iria fazer. Davi fez isto. Abraão e Moisés também. Todos os profetas o fizeram. “Deus, quero lembrá-lo de uma de suas promessas…” Então, eles a compartilharam.

Deus precisa ser relembrado? Não.

Ele esquece o que havia prometido? Não.

Então, por que fazemos isso? Porque ajuda a nos lembrar o que Deus nos prometeu. Nada agrada mais a Deus do que quando o lembramos a respeito de uma de suas promessas.

As crianças se esquecem de uma promessa? Nunca.

Então, você tem que ser muito cuidadoso quando as fizer. A Bíblia diz que somos pais imperfeitos e se nós, pais imperfeitos, sabemos que temos que cumprir nossas promessas para com as nossas crianças, tanto mais nosso Pai perfeito, nosso Pai celestial tem a intenção de manter as promessas feitas em sua Palavra.

4. Seja bem específico naquilo que pedir

Se você quer respostas específicas, precisa fazer pedidos específicos. Se fizer orações generalizadas, como saberá que foram respondidas?

Neemias não foi hesitante ao orar por sucesso. Ele foi bastante corajoso em sua oração. Você já orou alguma vez: “Senhor, faça-me um sucesso!” Se não, por que não? Qual a alternativa? Um fracasso? Não há nada de errado com a oração pelo sucesso, se o que está fazendo é para a glória de Deus. Ore corajosamente. Ore para que Deus o faça um sucesso em sua vida para a glória de Deus. Isto foi o que Neemias fez. Esta é uma oração válida. Dê-me sucesso!

Se você não pode pedir a Deus que faça com que você seja um sucesso naquilo que está fazendo, você deveria estar fazendo outra coisa qualquer. Deus não quer desperdiçar sua vida.

Adaptações: Pr. Deferson Feitosa

09/08/2011

O Poder da Língua

Cuidado com essa fera, ela pode matar.

Certa vez, um homem tanto falou que seu vizinho era ladrão, que o vizinho acabou sendo preso. Algum tempo depois, descobriram que o rapaz era inocente, ele foi solto, e, após muita humilhação resolveu processar seu vizinho (o caluniador).

No tribunal, o caluniador disse ao juiz:

- Comentários não causam tanto mal... e o juiz respondeu:
- Escreva os comentários que você fez sobre ele num papel, depois pique o papel e jogue os pedaços pelo caminho de casa e amanhã volte para ouvir a sentença!

O homem obedeceu e voltou no dia seguinte, quando o juiz disse:
- Antes da sentença, terá que catar os pedaços de papel que espalhou ontem!
- Não posso fazer isso, meritíssimo! - respondeu o homem - o vento deve tê-los espalhados por tudo quanto é lugar e já não sei onde estão!

Ao que o juiz respondeu:
- Da mesma maneira, um simples comentário que pode destruir a honra de um homem, espalha-se a ponto de não podermos consertar o mal causado; se não se pode falar bem de uma pessoa, é melhor que não se diga nada!

Sejamos senhores de nossa língua, para não sermos escravos de nossas palavras.
No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é, e outras que vão te odiar pelo mesmo motivo. Acostume-se...
Quem ama não vê defeitos... quem odeia não vê qualidades e, quem é amigo, vê as duas coisas!!!

Vamos meditar sobre nossa língua e corrigi-la em quanto temos tempo:

A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. Provérbios 18:21

A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Tiago 3:6

Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. 1 Pedro 3:10

Pela longanimidade se persuade o príncipe, e a língua branda amolece até os ossos. Provérbios 25:15

A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia. Provérbios 15:2

Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano. Salmos 34:13

SENHOR, livra a minha alma dos lábios mentirosos e da língua enganadora. Salmos 120:2

Adaptações: Pr. Deferson Feitosa

08/08/2011

O Custo do Discipulado

Texto: Marcos 8.34

Você estaria disposto a estar sob a liderança de um pastor que era rejeitado e até menosprezado pela liderança da sua igreja. Você estaria disposto a seguir um pastor que não havia sido formado em nenhuma escola teológica, cujo ministério era itinerante, que nada oferecia àqueles que o seguisse a não ser renúncia e sofrimento por segui-lo? Esse era Jesus.

1. O discipulado requer vontade.

Verifique amados que há um chamado para o discipulado. Porém o Reino de Deus requer paixão, requer vontade. “O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo. “O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas”. Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou. Mt. 13. 44-46. ”

Ser discípulo é compreender a preciosidade de Jesus e saber que nada neste mundo vale a disposição de segui-lo. É dizer como Pedro, depois que muitos o deixaram. Para quem iremos nós.

2. O discipulado requer renúncia.
Aqui Jesus pede que renunciemos à coisa mais difícil que existe, o próprio eu. Porque é sempre a última coisa que nos resta. Se perdermos os bens, se perdermos os amigos, se perdermos os familiares, se perdermos tudo ainda sobrará algo, o eu.

Também para quem seguia um rabino judeu era necessário submeter-se e dominar-se. Os anos de aprendizado nunca foram tempos de senhorio. Ao mesmo tempo, porém, o discípulo estava construindo sua carreira, até um dia ser promovido ele mesmo a rabino. É isto que Jesus não está prometendo. Com honestidade total ele diz aos seus discípulos que Deus não pode ser usado como desculpa para impor interesses próprios. Pelo contrário, Jesus reafirma o primeiro mandamento: nada de deuses paralelos, nada de intenções paralelas!

Triunfam as três primeiras petições do Pai Nosso: o nome, o reino e a vontade de Deus. De outra forma não se pode seguir a Jesus. Mais uma vez também fica claro que esta renúncia à supremacia pessoal não equivale a aniquilação pessoal, como a ascese pagã a tem em vista. O discípulo não se deve fazer desaparecer, mas servir. Deus, por meio de Jesus, o trouxe para tão perto, que ficou longe de si mesmo e pode perder-se de vista de modo muito surpreendente (Mt 6.3). (Marcos – Comentários Esperança).

3. O discipulado requer sacrifício.

A cruz aqui não significa uma enfermidade pessoal, alguém de temperamento difícil que temos de suportar. A cruz simboliza a nossa disposição para sofrer por causa do Evangelho. Seguir a Cristo significa carregar uma cruz. Para entendermos o significado das palavras de Cristo, precisamos lembrar o que representava a Cruz naquele tempo: Na época de Jesus esta expressão figurada era compreensível de imediato a qualquer pessoa, pois todos podiam contemplar livremente as peculiaridades da pena da crucificação. Diferente de outras formas de execução, a crucificação era aplicada quando se queria tirar de um criminoso não só a vida, mas também a sua honra, quando se queria expô-lo ao desprezo absoluto e à aniquilação moral. Esta era a intenção também com o próprio Jesus: "Era necessário que [...] sofresse muitas coisas e fosse rejeitado" (v 31). Tanto para os judeus como para os romanos a morte na cruz era uma morte vergonhosa, que equivalia à excomunhão. Deste modo, a carta aos Hebreus liga à crucificação de Jesus expressões como "expondo-o à ignomínia" (6.6), "o opróbrio de Cristo" (11.26), "não fazendo caso da ignomínia" (12.2), "sofreu fora da porta" (13.12) e "levando o seu vitupério' (13.13). O escárnio, porém, não principiava somente na cruz (15.29,31), mas já desabava sobre a cabeça do condenado assim que colocava o pé na rua, carregando a viga da cruz diante da população que uivava. Ele já podia ser considerado morto e, enquanto cambaleava sob o peso da viga da cruz pelo corredor polonês da multidão, qualquer pessoa podia castigá-lo com um golpe ou um pontapé, cuspir ou jogar sujeira nele ou amaldiçoá-lo (Joaquim Jeremias, Theologie, p 232).”

Veja o que a Bíblia nos diz acerca dessas coisas: Mateus 10:38 e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de si. Atos 14:22 fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.

1 Coríntios 4:9 Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens.

1 Coríntios 4:10-13 Nós somos loucos por causa de Cristo, e vós, sábios em Cristo; nós, fracos, e vós, fortes; vós, nobres, e nós, desprezíveis. Até a presente hora, sofremos fome, e sede, e nudez; e somos esbofeteados, e não temos morada certa, e nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, procuramos conciliação; até agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos.

Seguir a Cristo significa estar disposto a ir às últimas conseqüências, se preciso for até morrer por Ele. Não se pode ter Jesus no coração sem carregar uma cruz nas costas.

Conclusão:
1. Jesus não colocou facilidades para segui-lo.
2. Jesus mesmo nos deu o exemplo. Ele não requer de nós nada que ele não estivesse disposto a enfrentar.
3. A nossa cruz é algo que devemos levar todos os dias. Lc. 9.23.
4. Trabalhar no Seu reino tem que ser prazeroso para nós, e com honra devemos realizar a Sua chamada. (Jo. 15:16).

Adaptações Pr. Deferson Feitosa

05/08/2011

Pecados Não Confessados

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” I João 1:9.

A palavra de Deus, em Isaías 59:2, diz: “As vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.”

Também, em Provérbios 28:13, nós lemos: “O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.”

O que é pecado? Em Isaías 30:21, está escrito: “Os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: este é o caminho, andai nele; quando vos desviardes para a direita ou para a esquerda.” O pecado consiste na desobediência dessa ordem. É pois andar no caminho errado.

Em muitas ocasiões são aquelas falhas que cometemos por considerá-las pequenas ou insignificantes que obstruem o canal de comunicação entre nós e Deus. O problema não está em a falha ser deste ou daquele tamanho. A questão é um pouco mais complexa.

Quando começamos a achar que isto ou aquilo são pequenas coisas que “não têm nada a ver”, essas pequenas coisas vão aos poucos cauterizando a nossa mente. Nós vamos nos acostumando a viver em estado de pecado. Sem que a gente perceba, as ações corrompidas começam a ser, em nosso padrão mental, classificadas como honestas. Então, quando percebemos, já não temos aquela comunhão íntima com Deus de que tanto precisamos para viver felizes e triunfantes.

O medo é comum nas pessoas descontroladas emocionalmente. Também, quem procura ocultar o seu pecado de Deus é dominado por ele, tornando-se vítima de todas as suas conseqüências maléficas.

Logo nas primeiras páginas da Bíblia, quando Adão tomou consciência do seu estado de pecado, a sua reação foi tentar esconder-se da presença do Senhor, porque teve medo (Gênesis 3:10). Caso tivesse, de imediato, confessado o seu pecado a Deus, provavelmente, não teria carregado o peso da culpa nem experimentaria o medo. Por tudo quanto foi dito, é desnecessário estender comentários afirmando que tal sensação desastrosa, também, contribui para minar a nossa alegria e a nossa felicidade.

Esconder alguns de nossos erros dos homens pode ser possível, mas de Deus é impossível. Ele conhece todos os segredos de nosso coração (Salmos 44:21). Quando confessamos os nossos pecados, eles são perdoados e nós somos purificados. I João 1:9

Sempre que o servo de Deus tem pecados não confessados, tais pecados causam obstáculos à comunicação com o Espírito Santo. A pessoa sente medo e o Espírito Se entristece. Efésios 4:30

O pecado conhecido e não confessado a Deus gera tristezas, angústias e amarguras.

Destrua o pecado de sua vida, enquanto é tempo. Confesse agora mesmo o seu pecado à Deus, peça perdão e assuma o compromisso de não praticá-lo mais. Você precisa fazer isso a partir de hoje, porque o pecado bloqueia a atuação do Espírito Santo. Esse pecado não o deixa viver feliz.

Para Meditar: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” I João 1:9.

Oração: “Senhor, Perdoa este meu pecado que agora Te confesso, prometo não mais praticá-lo e procurar viver de acordo com a Tua palavra. Eu Te peço e agradeço em nome de Jesus.” Amém

Extraído do Livro: O Segredo Para Viver Feliz - Volume I

Autor: Clovis Rosa Nery

Frases

“Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência, assim, não é um ato, mas um hábito.” "Os negócios são como uma bicicleta. Ou você continua em movimento, ou cai." Frank Lloyd Wright "A Fé honra a Deus e Deus honra a Fé" Autor Desconhecido "Ministério não é só confortar os aflitos; é também afligir os que se acham confortáveis". - Don Hustad